Notícias

Executivos do setor cripto vão assinar lei de stablecoins após votação

Diversas personalidades importantes do setor de cripto e blockchain estão se preparando para apoiar o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a assinatura de uma nova lei sobre stablecoins, marcada para esta sexta-feira. A expectativa é grande, especialmente após uma semana cheia de adiamentos que poderiam ter impactado as votações.

Na quinta-feira, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou três projetos de lei ligados ao universo das criptomoedas. Entre eles estão a Lei de Orientação e Estabelecimento da Inovação Nacional para Stablecoins dos EUA, conhecida como GENIUS Act, a Lei de Clareza do Mercado de Ativos Digitais e a Lei que combate a Vigilância Estatal via Moeda Digital de Banco Central, também chamada de Anti-CBDC Surveillance State Act.

A assinatura da lei GENIUS está programada para as 18h30 UTC. A cerimônia deve contar com muitos apoiadores do presidente, que também estão no ramo dela.

Entre as figuras confirmadas para o evento estão o diretor jurídico da Ripple, Stu Alderoty, o CEO da Circle, Jeremy Allaire, e o cofundador da Chainlink Labs, Sergey Nazarov. Outros nomes, como o CEO da Anchorage Digital, Nathan McCauley, e o sócio-gerente da Multicoin Capital, Kyle Samani, também estarão presentes. A expectativa é que outros executivos importantes que estão alinhados com as políticas do governo também façam parte do evento.

A nova legislação deve entrar em vigor em um prazo que pode variar entre 120 dias e 18 meses após o Tesouro e o Federal Reserve finalizarem os regulamentos. Um aspecto interessante desse cronograma é que ele deve ocorrer depois das eleições de meio de mandato, o que significa que seus efeitos, positivos ou negativos, não devem ser um tema central nas campanhas de 2026.

Nazarov comentou, “A lei GENIUS representa um avanço significativo para as stablecoins. Ela estabelece a base para pagamentos on-chain, tanto em mercados desenvolvidos quanto em mercados emergentes.” Ele acrescentou que o setor está prestes a entrar em uma nova fase de desenvolvimento, com um foco crescente na tokenização de ativos do mundo real.

Além disso, McCauley, Nazarov e Samani já se reuniram com Trump e autoridades da Casa Branca em uma cúpula sobre criptomoedas em março, demonstrando forte apoio às políticas do governo sobre ativos digitais.

Agora, você deve estar se perguntando: e os outros dois projetos de lei? A GENIUS já passou pelo Senado e avançou para a assinatura. Mas a Lei CLARITY e a Lei Anti-CBDC ainda precisam da aprovação do Senado, já que foram introduzidas apenas na Câmara.

Durante o debate, alguns membros democratas levantaram preocupações a respeito dos interesses pessoais de Trump na aprovação das leis, citando seus investimentos na World Liberty Financial e na sua própria criptomoeda. Mesmo assim, a lei GENIUS conseguiu ser apoiada por algumas figuras do setor, incluindo o cofundador da Gemini, Tyler Winklevoss.

As votações futuras para CLARITY e o projeto Anti-CBDC estão numa fase crítica. A aprovação na Câmara contou com o apoio de mais de 70 democratas, mas a maioria dos votos para a Lei Anti-CBDC veio do lado republicano. A expectativa é que esses projetos encontrem resistência similar no Senado.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo